segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Poluição Mental

Há quanto tempo você não escuta sua respiração ou os batimentos do seu coração? O ressonar de seu filho pequeno ou o miado do seu gato de estimação?
O seu cão vai ao seu encontro dando latidos de alegria ao vê-lo, abana a cauda lhe saudando dando as boas vindas expressando o quão contente está por você ter chegado em casa.
E a voz doce de sua esposa, aquela que você adorava ouví-la. Lembra que seu coração ficava aos pulos cogitando se era a sua namoradinha do momento? Hoje o toque do telefone já é motivo do mais exaustivo estresse.
Pare um minuto e escute os sons que o rodeiam. Respire fundo e sinta o silêncio. Sentirá uma paz invadindo o seu ser, será tão bom que esquecerá a agitação do horário rígido que a sociedade nos impõe.
A poluição sonora do trânsito, dos grandes centros comerciais, dos shopping's, torna os nossos nervos a flor da pele. No dia-a-dia enfrentamos filas de espera começando na padaria ao comprar o pão, depois no posto de gasolina; se andamos de ônibus além da espera temos que ficar horas em pé apertados numa "lata de sardinha". E o mais interessante: ouvindo o rádio do motorista tocando os mais variados tipos de música que vão do forró à música gospel, no volume máximo.
Existe um tabu que as pessoas cegas escutam mais que as outras sem deficiências. Nós apenas ativamos a audição para substituir a falta da visão, e nisso ganhamos muito, pois escutamos tudo que nos rodeia. A trilha sonora da novela das oito, a gargalhada de nosso vizinho quando bebe alguns drinques a mais. As pisadas em nossa calçada de alguém conhecido. Ouvimos e notamos que nosso filho, ao falar, está aborrecido ou, alegre somente pela entonação de sua voz, coisas que passam despercebidas nas pessoas que enxergam.
Adquira o hábito de falar baixo, e ao se irritar nunca deixe que o seu nervosismo tome conta do seu ser, respire fundo e conte até dez, diante de um grande problema sempre tenha em mente que para tudo há uma solução. Tenha consciência que o mundo não vai parar por causa do seu problema, pois o mundo não gira em torno de você.

Ao levantar da cama respire fundo, dê bom dia para as pessoas que lhe rodeiam, caso creia na existência de Deus, dê-Lhe um bom dia, pois Ele, certamente o ouvirá através da sua Onisciência, Onipotência e Onipresença. Ao ir para sua caminhada não leve MP4, escute seus passos, sua respiração, dê bom dia às pessoas que for encontrando pela fente.
Comece a trabalhar o seu humor e irá ver com outros olhos as situações diárias, dê um abraço naquela pessoa que sempre está ao seu lado resistindo ao seu mau humor, seu nervosismo, suas ansiedades.
Aprenda a pedir desculpas ao magoar por gestos ou, palavras. Escute com atenção o que o seu interlocutor fala, não deixe que a pressa o torne uma pessoa desagradável.
As donas-de-casa são massacradas pelas mesmices que os afazeres domésticos as levam. Faça da sua cozinha um ambiente alegre e limpo. De vez em quando vá a um bom restaurante ou compre uma quentinha na esquina, sentirá orgulho por cozinhar tão bem. Sente no sofá da sala e tire suas sandálias, verá como é gostoso sentir o piso de sua casa tão limpinho.
Não deixe que a poluição que assola as grandes cidades se aposse da sua vida e tire o melhor que temos: Amor pela nossa vida e dos que nos rodeiam. Quando alguém gritar um palavrão ao seu lado, ou tocar a buzina com insistência, sem falar nos carros de som com propagandas convidativas, não se aborreça, comece a escutar o som ritimado do seu coração, pois isto quer dizer que você está vivo!

* * * *

Fátima Silva
25.10.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...