sexta-feira, 8 de outubro de 2010

1º Congresso Muito Especial no Ceará... Fazendo possível acreditar na tão sonhada Inclusão Social



Aconteceu aqui em Fortaleza o 1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência no Ceará nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro no Marina Park Hotel.
A realização do Congresso foi para reforçar a importância do tema e apresentar as inovações na área da Tecnologia Assistiva, além de debater sobre novas possibilidades que facilitam e contribuem para inclusão social da pessoa com deficiência.
Os convidados puderam apreciar um show de abertura (27) da cantora Mayara Rios, cega, ex-participante do Programa Ídolos - 2010 exibido pela Rede Record. Um show que abrilhantou a noite daqueles ali presentes, seguido do coquetel de boas-vindas aos participantes.
Durante estes dias a programação que iniciava às 8hs da manhã, contava com mesas temáticas, palestras e debates com temas voltados à inclusão social das pessoas com deficiência, inclusão profissional, tecnologia assistiva e inovação, acessibilidade, atividades da vida diária, como lidar com as pessoas com deficiência.
O evento contou com palestras de renomados profissionais da área, como Romeu Kazumi Sassaki, atuante no campo da deficiência há 50 anos, conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e membro do Comitê Brasileiro de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Direitos Humanos.
Com certeza saímos com um conhecimento muito maior do que é ser deficiente, do papel que exercemos na sociedade, das dificuldades e necessidades que cada deficiente, de acordo com sua deficiência, precisa para que sua vida venha a ser no mínimo digna.


"Deficiente não é a pessoa que apresenta diferenças físicas, mentais ou sensoriais, deficiente é qualquer pessoa que não está apta para desempenhar função fora do seu conhecimento e de seu alcance.
Deficiência não é doença; pode ser uma sequela da doença.
A deficiência não modifica o ser em sua essência, apenas o limita em alguns aspectos. Com apoio, determinação e vontade, todos temos condições de transformar a limitação em potencial de adaptação ao meio."


Texto extraído da apostila
Como Lidar com as Pessoas com Deficiência

Um comentário:

  1. MINHA IRMÃ PARABENS POR TODAS SUAS VITORIAS SEI QUE E UMA PESSOA TEMENDE A DEUS,OTIMA MÃE,VÓ PERFEITA,E UMA MARAVILHOSA AMIGA . CONTINUE SENDO ESSE EXEMPLO PERFEITO DE SUPERAÇÃO E NOS ENSINANDO Q TUDO E POSSIVEL BASTA CONFIAR EM DEUS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...