quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Analfabetismo cultural e eleitoral

Vivemos um momento de efervescência politíca. O tão famigerado horário politíco nos apresenta um homem e uma mulher com sede de poder, invadindo os lares brasileiros com o objetivo de alçancar eleitores indecisos e de boa fé. Não têm o pudor de lavar suas roupas sujas, bater boca, difamar, lançar insultos em rosto, muito menos respeitam se muitas vezes estamos almoçando ou jantando.
E as propostas?
Qual o significado de Politíca, para nós, brasileiros? Fraude, desvios de verba, propinas, mercado de influências...
O ex-presidente Fernando Henrique era um homem culto, sem falar que sua falecida esposa D. Rute Cardoso era antropóloga. A carga mais pesada em sua mudança, ao deixar o Palácio do Planalto, eram os livros. Naquele momento em que saía de cena do Governo, deixava também pessoas insatisfeitas com o seu mandato, mas levava consigo algo que não se tira de homem nenhum: seus conhecimentos, seu aprendizado intelectual.
O povo nada disso se apercebia, pois tinha acabado de eleger um ex-metalúrgico, sindicalista e acima de tudo um nordestino que deixara de estudar para sobreviver através do trabalho. Lula, está há oito anos a frente do Governo Federal, ainda assim, não se interessou em concluir seus estudos, nem tampouco aprender uma língua estrangeira, precisando sempre levar ao seu lado um intérprete. Viajou pelo mundo inteiro foi recebido por estadistas de vários países, fez calorosos discursos, falou muito em melhorar a Educação em nosso país, porém não se deixou como exemplo.
Para que as eleições de 2010 não fossem coroadas pela absoluta falta de coerência o deputado federal com o maior número de votos no Brasil foi o palhaço e comediante Tiririca, analfabeto.
O povo brasileiro não pode exigir para seus filhos e netos que o governo aprove projetos na área da Educação, se nós mesmos cometemos tamanha "ignorância". Se queremos nos rebelar com os descasos governamentais temos que copiar os "caras pintadas" de 1992, a maioria composta por jovens estudantes.
Registro aqui o fato ocorrido no dia 3 de outubro de 2010 às 6:30 da manhã numa fila na calçada de um colégio estadual em Fortaleza, presenciado por meu irmão Antonio:
Um homem sai da fila à procura de um panfleto de cantidatos espalhados no chão, acha-o e sorri, volta para fila dizendo:
- Fui "caçar" meus canditatos e esses foram os sorteados.
Caros politícos estamos precisando urgente de seriedade na área de EDUCAÇÃO no Brasil!

* * * *
Fátima Silva
17.10.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...