domingo, 28 de novembro de 2010

PAZ

Ao amanhecer de hoje os meios de comunicações anunciavam a invasão do Morro do Alemão na cidade do Rio de Janeiro. Ao vivo, víamos a subida de carros blindados do exército, batalhões da polícia militar vasculhando casa por casa. Helicópteros sobrevoando toda a área. Tudo documentado por jornalistas e as imagens sendo transmitidas para o mundo inteiro.
Antes de escrever este texto procurei no dicionário o significado da palavra Paz.
PAZ É CONCÓRDIA, SOSSEGO, SILÊNCIO.
Ou seja, há mais de 20 anos a cidade maravilhosa não sabe o que é Paz. Mesmo os cidadãos de classe mais abastada vivem engaiolados em seus ricos condomínios tendo como vizinhos "chefões" de quadrilhas do narcotráfico.
...
Vidas ceifadas precocemente, famílias destruídas, sonhos abatidos por uma bala perdida, garotos sem infância, jovens homicidas.
Concórdia é harmonia de interesses; concordância.
Sossego é tranquilidade, serenidade.
Silêncio é a interrupção do barulho.
Que a concórdia, o sossego e o silêncio possam invadir os morros, as favelas, a periferia da cidade do Rio de Janeiro. Para que os cidadãos comuns possam cantar, sorrir e suas mulatas possam descer os morros gingando e sambando. E, os sons dos tiroteios sejam substituídos pelo silêncio. Não o silêncio sepulcral de medo, mas de paz.
Que os meios de comunicação possam transmitir as belezas dos morros, o grito das torcidas no Maracanã e o som das baterias das Escolas de Samba no Sambódromo. Que o cidadão comum carioca indepedente de classe social e cultural possa usufuir da concórdia, sossego, silêncio, enfim de muita PAZ!
Para que nós brasileiros possamos cantar:
"Cidade Maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade Maravilhosa
Coração do meu Brasil."

* * * *

Fátima Silva
28.11.10

Um comentário:

  1. Oi, Fátima. Palavras inspiradas. Espero que tudo que ocorreu nas últimas horas sinalize o despertar que gera mudanças. Decididamente a paz vem do agir consciente. Então, que a consciência coletiva possa lutar pelo direito de vida e paz.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...