terça-feira, 28 de abril de 2015

VEM CÁ MENINO... VAI ALI MENINO...

                               
   O caçula de uma família de três ou mais filhos, quando chega da maternidade fica rodeado o tempo todo de família. Se chora, todos correm para ver o que está acontecendo, se sorri todos ficam embevecidos diante de tão bela cena.
    O aniversário de um aninho todos os olhos estão voltados para peraltices, as palavras ainda incompreensíveis e o chorinho  dengoso ao nascer os primeiros dentinhos.
   O nenem vai crescendo assim como seus  irmãos mais velhos, o mais velho já entrando na adolescência e outro cheio de amiguinhos no condomínio ou mesmo nas ruas da periferia.
   Quando caçula completa cinco anos, já está na escola e tem alguns amiguinhos mais ainda tudo muito vigiado pela empregada ou pelo os próprios pais.
   Então nessa fase o bebê, o nenem que é tão sabido, tão engraçadinho começa a fazer pequenos "favores" para a mamãe que fala com carinho: - Oh filhinho, veja se a sandália da mamãe está debaixo da cama! Ou então: - Oh querido, junta os seus brinquedinhos, a mamãe está esperando visitas.
   Aos dez anos o caçula limpa a casinha do cachorro, ajuda o pai a lavar o carro, vai na padaria comprar o pão e sempre ouve as desculpas: - Filho faça isso, porque seus irmãos estão estudando para o vestibular, ou para algum concurso.
   Sem contar os irmãos que gritam: - Alguém aí para atender essa campainha, são meus amigos que estão chegando para estudarmos.
   E isso ocorre justamente quando o caçula está jogando seu jogo predileto no vídeo game, ou está vendo aquele filme e no momento de maior ação ou suspense com seu ator predileto.
   Os irmãos já namoram, cursam faculdade e o mais velho estuda e trabalha e ninguém nota que o caçula já é um adolescente e não gosta quando sua mãe diz: - Menino deixa de preguiça vai atender a porta deve ser a farmácia ou levanta desse sofá seu irmão passou o dia trabalhando.
   Sem contar as vezes quem tem que ajudar a mãe a
arrumar as compras no armário ou receber a vozinha  que anda com passos vagarosos até a sala de visitas.
   Então, os irmãos mais velhos se casam, vão para suas casas e o caçula já namora, faz faculdade, até dirige o carro do seu pai.
   É com surpresa que o caçula escuta sua mãe dizer:  - Meu filho, preciso fazer umas comprinhas no shopping, chame sua namorada, vai ser uma tarde de sábado muito divertida.
   O caçula responde a mãe: - Mãe eu só tenho o final de semana para me divertir com minha namorada, já  temos outra programação.
   A mãe se vira para o pai e com voz de tristeza reclama:
   - Tá vendo aí meu "velho" que menino grosseiro, nunca pedimos nada a ele e, quando pedimos nunca tem um  tempinho para os pais.

Fátima Silva
28/04/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...