domingo, 30 de novembro de 2014

EQUILÍBRIO É CERTO OU ERRADO?


Certa vez a turma da Reabilitação do Instituto Hélio Góes, junto com uma turma 6º. Semestre de Jornalismo da UFC fizeram uma Oficina, o tema era Radiodifusão. Foram feitas algumas dinâmicas e depois algumas perguntas.
Uma das perguntas era:
- Onde você gostaria de estar nesse exato momento?
A maioria das respostas, inclusive eu respondi:
- Gostaria de estar numa praia ao lado de uma pessoa que se ama, ou alguém querido da família.
Foram poucos os que responderam: Ouvir uma música, uma viagem...
O último a falar foi o professor de Informática Paulo Roberto. Ele respondeu assim:
 -Nesse exato momento eu não queria ir para lugar nenhum pois estou no lugar que gosto, o meu trabalho.
E acrescentou:
- Nós temos que ter um equilíbrio sentimental, emocional, laborial e financeiro. Muitas vezes estamos de frente para o mar com o coração tão angustiado que nem percebemos a beleza da Natureza que nos rodeia.
Veio outra pergunta o que é Certo ou Errado?
Hoje amanheci lembrando dessa aula.
Será que o nosso Certo está de acordo com o das pessoas que nos rodeiam. E o Errado?
Algumas convicções temos que abafar ou então seremos duramente criticados porque o nosso Certo está Errado.
Ah como seria bom vivermos numa Sociedade corretamente equilibrada. E não veríamos as questões das diferenças políticas, sociais, étnicas, culturais, religiosas.
A arrogância, a soberba domina nas classes políticas sociais. O preconceito se manifesta veladamente ou é acintosamente declarado nas etnias, nas deficiências físicas e intelectuais. A mulher, a criança, o negro, o gay, o evangélico, o ambientalista, os índios, os que moram em favelas, os nordestinos, a prostituta, o pobre, o morador de rua, são os alvos da marginalização.
Vi um vídeo na internet e depois assisti no Programa Encontro da Fátima Bernardes o ocorrido com uma jovem que foi duramente espancada por ser considerada a mais bonita de sua turma.
Quando se levanta uma bandeira sobre determinados assuntos como: virgindade, homossexualismo, menores infratores, temos que ter além de bons argumentos uma boa dose de equilíbrio ao ver pessoas que se dizem teus “amigos” pisotearem e incendiarem tua bandeira, ou talvez, chamarem a polícia por baderna.
Minha santa e amada mãe dizia em sua sabedoria de vida:
- Desde o começo dos tempos existe mulher que trai o marido, moça que engravida, padre que namora e homem que desmunheca.
Onde iremos encontrar essa manifestação de equilíbrio no trabalho, na faculdade, nas comunidades que vivemos?  Por que é tão difícil para as pessoas viver em harmonia consigo mesmo e contrabalançar as diferenças do outro.
Outro dia vi um jovem dentro de um coletivo cantando em voz alta, em inglês. Depois ele ligou para alguém e ficou falando em inglês, desligou e continuou a cantar em inglês.  Esse jovem não tinha nenhuma característica física ou nas vestimentas que fosse estrangeiro. As pessoas balançavam as cabeças outras diziam coisas tipo assim: - Além dessa lotação ainda tem esse doido cantando alto sem a gente entender uma palavra que ele diz. Quando ele se levantou para descer do coletivo eu vi um homem esmurrando o ar a ponto de pegar aquele jovem pela gola da sua camiseta e esmurrá-lo.
E aí é Certo nos irritarmos porque um jovem canta e fala em inglês ou é Errado escutarmos pacificamente sem demonstrar nenhuma reação contrária a atitude daquele jovem? No meu caso eu tive vontade dar uma boa gargalhada, mais seria Certo? Um jovem falando em inglês e uma mulher madura as gargalhadas dentro de um ônibus lotado por pessoas suadas, mal humoradas e outras apressadas para chegarem em seu destino?
Para encerrar acho que o Certo é como cantava nosso inesquecível Raul Seixas:
“Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela opinião formada sobre tudo”.
Fátima Silva

29/11/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...