terça-feira, 28 de abril de 2015
VEM CÁ MENINO... VAI ALI MENINO...
O caçula de uma família de três ou mais filhos, quando chega da maternidade fica rodeado o tempo todo de família. Se chora, todos correm para ver o que está acontecendo, se sorri todos ficam embevecidos diante de tão bela cena.
O aniversário de um aninho todos os olhos estão voltados para peraltices, as palavras ainda incompreensíveis e o chorinho dengoso ao nascer os primeiros dentinhos.
O nenem vai crescendo assim como seus irmãos mais velhos, o mais velho já entrando na adolescência e outro cheio de amiguinhos no condomínio ou mesmo nas ruas da periferia.
Quando caçula completa cinco anos, já está na escola e tem alguns amiguinhos mais ainda tudo muito vigiado pela empregada ou pelo os próprios pais.
Então nessa fase o bebê, o nenem que é tão sabido, tão engraçadinho começa a fazer pequenos "favores" para a mamãe que fala com carinho: - Oh filhinho, veja se a sandália da mamãe está debaixo da cama! Ou então: - Oh querido, junta os seus brinquedinhos, a mamãe está esperando visitas.
Aos dez anos o caçula limpa a casinha do cachorro, ajuda o pai a lavar o carro, vai na padaria comprar o pão e sempre ouve as desculpas: - Filho faça isso, porque seus irmãos estão estudando para o vestibular, ou para algum concurso.
Sem contar os irmãos que gritam: - Alguém aí para atender essa campainha, são meus amigos que estão chegando para estudarmos.
E isso ocorre justamente quando o caçula está jogando seu jogo predileto no vídeo game, ou está vendo aquele filme e no momento de maior ação ou suspense com seu ator predileto.
Os irmãos já namoram, cursam faculdade e o mais velho estuda e trabalha e ninguém nota que o caçula já é um adolescente e não gosta quando sua mãe diz: - Menino deixa de preguiça vai atender a porta deve ser a farmácia ou levanta desse sofá seu irmão passou o dia trabalhando.
Sem contar as vezes quem tem que ajudar a mãe a
arrumar as compras no armário ou receber a vozinha que anda com passos vagarosos até a sala de visitas.
Então, os irmãos mais velhos se casam, vão para suas casas e o caçula já namora, faz faculdade, até dirige o carro do seu pai.
É com surpresa que o caçula escuta sua mãe dizer: - Meu filho, preciso fazer umas comprinhas no shopping, chame sua namorada, vai ser uma tarde de sábado muito divertida.
O caçula responde a mãe: - Mãe eu só tenho o final de semana para me divertir com minha namorada, já temos outra programação.
A mãe se vira para o pai e com voz de tristeza reclama:
- Tá vendo aí meu "velho" que menino grosseiro, nunca pedimos nada a ele e, quando pedimos nunca tem um tempinho para os pais.
Fátima Silva
28/04/15
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário