segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Palavras transformadas em emoção

O ano de 2011 mal começou e já tem me proporcionando algumas alegrias. Uma delas é o fato de ter sido convidada pela Vivi, para fazer a abertura do Desafio Literário 2011, que tem como tema agora no mês de Janeiro: Literatura Infanto-Juvenil.
Na verdade tomei conhecimento da existência do DL através da minha filha, Angélica, que está participando pela primeira vez. Para fazer a lista dos livros que seriam lidos durante o ano, Angélica pediu minha ajuda na escolha de alguns livros.
De imediato, fiquei muito feliz da existência de um desafio como esse, pois não há dúvidas que é um valioso incentivo à leitura. Enquanto sabemos que muitos jovens estão voltados para coisas tão fúteis, outros estão em busca do conhecimento. Num país onde o indicie de analfabetismo cultural é muito grande.
Conheça o texto escrito por mim e que foi publicado na abertura do DL 2011:


O Incrível Mundo Infantil
Beto é um jovem universitário, de boa aparência, bem relacionado entre os jovens do seu meio social e os inúmeros amigos virtuais. Gosta de praia, futebol e de um bom livro. Têm em sua casa belíssimas coleções de livros, inúmeros romances, livros épicos, sem contar com os livros de estudos para sua formação acadêmica.
Todos os dias os livros de Beto eram cuidadosamente limpos, pois ele sofria de rinite alérgica. Às vezes quando estava em crise lia com uma máscara sobre o rosto.
Ao procurar um livro na estante viu algo estranho. Um livro de formato grande, capa dura com letras douradas e com aparência de envelhecido, como se já tivesse sido muito manuseado. O título do livro era: O Incrível Mundo Infantil. Beto gritou o nome da empregada em desespero e afobado se perguntava o que fazia ali aquele livro ridículo, entre seus livros tão bem cuidados e limpos.
Enquanto conjecturava sobre aquela situação... De repente o livro saltou da estante dando algumas passadas com pernas bamboleantes em sua direção. Entre as letras havia olhos grandes e brilhantes e uma grande boca aberta num afetuoso sorriso.
Assustado Beto pergunta:
- Quem é você? Que brincadeira é essa?
O Livro respondeu:
- Não se preocupe não vou lhe fazer nenhum mal. Tire essa máscara, pois iremos fazer uma pequena viagem e lá, você se sentirá muito bem.
Sem entender nada do que estava acontecendo, Beto viu que as páginas do Livro folheavam e faziam um barulho estranho. Ele foi enrolado pelo Livro e saíram voando por alguns minutos. Tudo foi muito rápido. Beto Ouviu quando o Livro falou sorrindo:
- Seja bem-vindo ao Mundo de Faz de Conta, que é chamado também de Incrível Mundo Infantil.
Beto estarrecido olhou em sua volta e viu uma imensa planície, nela havia animais por toda parte. Num grande lago belos cisnes nadavam e o Livro apontou um dos cisnes que um dia fora o Patinho Feio. Chapeuzinho Vermelho veio dar-lhe as boas vindas junto com Cinderela e Rapunzel. Viu os Três Porquinhos sem contar com os moinhos de D. Quixote. Havia também castelos com príncipes e suas princesas, assim como reis e rainhas. O Pequeno Polegar, Ali Babá sem contar com Narizinho e a Boneca Emília.
Beto sentiu que o ar era puro e saudável e veio sobre ele uma sensação muito agradável, pois seu nariz não escorria e nem coçava. O Sol lhe deu boas vindas com um largo sorriso e lá longe viu um arco-íris e lia-se com letras de pedaços de nuvens: Era uma vez...

Fátima Silva


Para conhecer:

1) a lista de livros que eu e Angélica escolhemos juntas acesse o blog www.alemdaspaginasdeumlivro.blogspot.com

2) o blog do Desafio Literário acesse www.desafioliterariobyrg.blogspot.com

3) o blog da Vivi, a idealizadora do projeto acesse www.romancegracinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...