quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MAL TRAÇADAS LINHAS


   Nesse exato momento as palavras deixaram a escritora e acadêmica Fátima Silva em silêncio.
   Não é um silêncio fúnebre ou estático de olhar o vazio, de se sentir perdido.
   Faço mentalmente um minuto de silêncio na minha mente em homenagem aos professores do Instituto Hélio Góes.
   Algumas pessoas nos classificam como especiais, por conta das  nossas deficiências visuais. Discordo dessas pessoas, pois ao longo desses nove anos que convivo nessa escola, lhes digo com toda sinceridade, "eles" é que são especiais. Sim, eu repito são especiais, sabe por que?
   Porque eles, (os professores) não só ensinam, eles vivem o Amor. Não é esse amor propagado na mídia, não, com certeza não é. O Amor que vivemos e sentimos aqui nessa escola emanados por nossos professores, tem cheiro, tem sabor, tem afago e ouvidos atentos a qualquer sussurro seja ele qual for, vindo de qualquer direção.
   Tudo começa com a doutora Claúdia Holanda, Assistente Social, que ao chegarmos aqui ela já nos envolve numa conversa gostosa nos mostrando que podemos abrir nossos horizontes mesmo com nossa limitação visual. Então vem a nossa querida secretária Conceição Crus nos mostrando que estamos nos matriculando numa escola que vai trabalhar em cima das nossas necessidades visuais. Aí no Ensino Infantil, no Fundamental I e II, no Polivalente encontramos Professores como: Professora Lana, Gabriel, Welligton Janaína, George, Priscila, Anny, Ceiça e Kátia Aquino.
    Esses anjos estão sob a coordenação e direção das Professoras Juliana Claudio, Professora Rutilene e Luisa Emília. Temos também a Terapeuta Ocupacional doutora Lúcia Linhares e a Fonaudiológa doutora Marcília.
   A Reabilitação que é uma turma adulta encontra os ouvidos atentos do Professor Rocélio e da Professora Luiza Kátia nos levando ao mundo da música e do canto. As mãos habilidosas da Professora Aurinete de Aguiar nos ensinando a trançar belos artesanatos. Professora Claúdia, Professora Julilda, Professora Valdênia  que abrem nossos olhos para uma nova forma de escrita e leitura: O Braille.
   Estamos numa época de plena evolução tecnológica e para isso temos o Professor Paulo Roberto, nos levando ao mundo virtual através do programa DOSVOX. Para enfrentarmos nosso dia-a-dia contamos com as aulas de Orientação e Mobilidade do Professor André Frota
e as aulas de  esportes com o Professor Vicente Cristino. A Professora Naizete Marinho com suas colaboradoras Vivia e Mônica nos levando ao mundo da dança onde nossos pés levam cultura, diversidade de rítmos, atiçando nossa coordenação motora e sensorial.
   Para encerrar essa breve homenagem me detenho na Biblioteca Braille Josélia Almeida onde a Professora Andréia Barros nos põe nas mãos livros em Braille, em áudio, em tinta para que possamos ter acesso a leitura de um bom livro. Desculpem vou repetir dois nomes, a Professora Andréia e o Professor Paulo Roberto que com entusiasmo regem como bons maestros que são a nossa Academia de Letras- ALASAC.
   Desculpem as mal traçadas linhas porque gostaria de um oceano de palavras bonitas, um roseiral para enfeitar esse dia, uma lua cheia para brilhar sobre a vida de vocês e vestir cada um com  tecido bordado de estrelas e compor uma música para ser executada por uma orquestra de pássaros na manhã do dia quinze de outubro.
   Salve o Dia do Professor!
   15 de outubro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...