domingo, 21 de setembro de 2014

DEFICIÊNCIAS E SUAS EFICIÊNCIAS

DEFICIÊNCIAS E SUAS EFICIÊNCIAS
No final do ano de 2005 me matriculei numa escola inclusiva para pessoas com deficiências visuais. Meu diagnóstico era cegueira em ambos os olhos e minha leitura era Braille e a mobilidade tinha que ser através de bengala.
Foi um momento doloroso para minha família. E quanto a mim? Às vezes eu pensava que estava sonhando, que era um pesadelo...
Eu não sabia que o pior estava por vir. As pessoas que me conheciam passaram a me tratar de uma forma diferente, era como se eu além de ter perdido a visão não pensasse, não raciocinasse.  Eu me tornara uma alegoria, onde passava as pessoas faziam esse tipo pergunta:
- Por que não leva ela para São Paulo?
Ou então:
- Por que vocês não fazem uma promessa com santa Luzia?
Na Escola, passei a observar (ouvindo) meus colegas de sala de aula.                              Era uma sala de Reabilitação para adultos e todos eram muitos alegres, contavam piadas sobre cegos, e a palavra cegueira sempre foi falada com naturalidade.
Passei a viver a pior situação que um ser humano pode vivenciar: O PRECONCEITO.
Daí passei a amar a palavra DEFICIENTE.
O riso da criança que nunca enxergou o sol, a piada do jovem que além de cego é cadeirante, a música cantada por dona Francisca com mais de 80 anos, cega. A psicóloga cega, Carmen Menezes, contadora de histórias, o engenheiro elétrico professor de Informática, Paulo Roberto com baixa visão e também poeta, e também nossa professora Ivanice, com suas próteses de olhos verdes combinando com seu cabelo castanho claro.
Em 2008 a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) criou uma Academia de Letras e Artes, ALASAC e eu fui uma das fundadoras na área da Literatura, pois escrevia contos, poesias. Em 2010 com ajuda da SAC lancei meu livro infanto-juvenil AS AVENTURAS NOTURNAS DE SONECA E BOCEJO.
Nossa academia reúne hoje 28 membros nas áreas de Literatura, Teatro, Dança, Música e Artes Plásticas.
O Brasil continua "dormindo em berço esplêndido" nas questões de cidadania com a pessoa deficiente.
Essa população discriminada e rejeitada pela sociedade é cidadã e VOTA. Não precisamos do seu olhar de piedade, assumimos nossas limitações mas reivindicamos nossos direitos de ir e vir como qualquer outro cidadão.
Mesmo sem enxergar queremos ir ao shopping fazer nossas próprias compras, pois também somos consumidores, a loja de magazines, ao supermercado, onde além do despreparo para atendimento a esse público, não temos uma engenharia voltada para a área que se chama Acessibilidade.
Hoje nosso trânsito desenfreado e mal educado deixa milhares de pessoas com deficiências motoras, neurológicas. Sem contar o número de bebês que nascem com má formação óssea, visual, motora, auditiva.
E aí? O que faremos com essa população. Voltar ao tempo da Roma e Grécia Antiga.                                                                                                                                      Aprisionar essas pessoas em quartos escuros, edificando um "puxadinho",  porque a sociedade "normal" fica penalizada ao ver um jovem empunhando uma bengala ou sentado numa cadeira de rodas.
Essa mesma população que nos olha com indiferença vai ficar idosa e irá ter a necessidade de rampas, pisos táteis...
O cego na porta da igreja com uma latinha pedindo esmolas pertence há um passado bem distante, hoje as tecnologias avançam com leitores de tela, programas com síntese de voz que nos dá acesso à internet, redes sociais.
Hoje dia 21 de Setembro se comemora o DIA NACIONAL DA LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS.
Deixe seu preconceito de lado e olhe em sua volta que convivemos num país com extensões físicas continentais e o nosso vizinho pode ser um NEGRO, GAY, CEGO, EVANGÉLICO, VICIADO.
A verdadeira cidadania é nos olharmos de uma forma linear, nos ajudando como uma sociedade madura a vencer as barreiras, para que possamos viver uma verdadeira INCLUSÃO SOCIAL.
21/09/14



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...