domingo, 9 de janeiro de 2011

Reabilitação - DOSVOX


Nesse primeiro mês de 2011 focarei quatro tópicos importantes na vida de uma pessoa que já enxergou e por alguma circunstância, ou seja, um acidente, doença, cirurgia mal sucedida veio a perder a visão ou tem baixa visão. Para isso irei falar de algumas importantes ferramentas que são utilizadas para uma melhor qualidade de vida dessas pessoas.
Aproveito para dar algumas pinceladas de humor nessa trajetória que a Sociedade Cega vive e que é desconhecida pela "Sociedade Normal".

1ª semana - DOSVOX
2ª semana- BRAILLE
3ª semana- SAC (Instituto Hélio Góes)
4ª semana- Quer ajudar uma pessoa cega? Algumas dicas.

E vamos lá comentar um pouco sobre o DOSVOX.

O Programa de Computação DOSVOX é um software com síntese de voz que nos dá condições de ter acesso a sites, jogos, informações, notícias, bate papo sonoro, arquivos, e-mail, etc. E como é um programa sonoro temos sempre a sensação que estamos acompanhado por alguém, já que o programa vai perguntando as opções. Para começar é muito gostoso quando (Ele) pergunta:
- DOSVOX o que você deseja?
Se optamos para escrever um texto e depois queremos ler o que escrevemos vamos ao Leitor de Tela então o que escrevemos toma vida e também encontramos os erros de digitação, português e de gramática.
Gosto de jogar o SUECAVOX com o meu inseparável parceiro Cebolinha. Eu sou a Mônica e meus adversários são a Magali e o Cascão. Apesar de ter dias em que o Cebolinha não está com nada, eu perco todas. Eu esmurro a escrivaninha "porque eu nunca vi um cara tão lesado como o Cebolinha". Então eu falo pra ele:
- Cebolinha o que está acontecendo com você? Assim eu não ganho umapartida. Você quer que o Cascão e a Magali riam na minha cara?
E para demonstrar a minha raiva dou ESC e vou para outra opção.
Relato agora dois fatos que ocorreram em dezembro num final de semana comigo e minha família.
Em um domingo Junior, meu genro viajou a serviço da empresa em que trabalha. Ao terminar de fazer meu almoço liguei para o celular da minha filha Angélica, estava desligado. O do Yuri também estava desligado. Fiquei um pouco apreensiva e para disfarçar meu nervosismo fui jogar com o Cebolinha. Entre uma partida e outra eu olhava se tinha algum e-mail e numa dessas tentativas li um e-mail da Angélica que dizia:
- Mãe estamos sem comunicação, eu e o Yuri não encontramos os carregadores dos celulares e estamos sem poder nos comunicar com o Junior e a senhora.
Nesse intervalo meu genro liga para o meu celular perguntando se a Angélica está na minha casa então eu falo sobre o e-mail. Trocamos alguns e-mails até meu genro chegar. Ao falar comigo pelo celular a Angélica disse apenas isso:
- Mãe está tudo bem, passei outro e-mail para a senhora, leia.
E ela escreveu assim:
- Mãe, muitos pensam que o fato da senhora ter perdido a visão ,também perdeu seu valor... estão enganados. Me senti muito sozinha por não poder manter contato com vocês. A senhora pelo menos ouvia uma voz... a voz do DOSVOX. Estou chorando e muito emocionada pela sua ajuda. E por ter servido de ponte entre nós, vamos dar um VIVA AO DOSVOX!
No mesmo dia à noite por volta de 21:00 horas recebi um e-mail do meu irmão que mora no Juazeiro do Norte e para minha surpresa o assunto era: Sem comunicação. Ele contava que o aparelho do telefone fixo dele estava com defeito e ele ia ter que comprar outro na segunda-feira feira à tarde. Ao responder seu e-mail relatei o ocorrido com a Angélica e passamos quatro dias mantendo longos contatos virtuais.
Quando voltamos a conversar através do telefone demos um Viva ao Dosvox.
Acho que essa pequena explanação sobre a acessibilidade virtual dá para os leitores perceberem a importância do DOSVOX em nossas vidas.
E para terminar nada mais justo que darmos um alto e sonoro: VIVA AO DOSVOX!




Fátima Silva
09.01.11

5 comentários:

  1. Parabéns Fátima pela iniciativa de informar as pessoas sobre as dificuldades dos deficiêntes visuais, e principalmente por mostrar as ajudas que já existem para facilitar a vida dessas pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fatima, sigo o blog da sua filha Angelica, e atraves dela "descobri" o seu.
    Muito interessante o post, assim ficamos mais informados sobre as dificuldades que o deficiente visual passa, mas tambem mostra que com força de vontade são ultrapassaadas.
    Parabens pelo blog :D

    ResponderExcluir
  3. Prezada Fátima, como faço para ter acesso ao material que fala sobre o software DOSVOX, existe livros que falam do software, eu não estou conseguindo ter acesso. Estou fazendo um trabalho acadêmico na faculdade, estou muito interessado no material para pesquisa.
    Antes de mais nada, parabéns pelo seu trabalho.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fátima.Que lindo o seu depoimento.Sou Laura professora do Ceeja em Colatina ES, estou desenvolvendo um trabalho de pesquisa sobre o Dosvox.
    A oportunidade surgiu de uma necessidade que tive ao trabalhar com uma aluna maravilhosa chamada Adelucian que teve perca parcial de visão.
    Por isso estou em busca de alternativa para desenvolvimento de um trabalho mais interessante tanto para mim, que sou iniciante, quanto para ela que já domina o programa.
    Parabéns para vc.

    ResponderExcluir
  5. Fátima o curso que estou fazendo é pelo eproinfo, posso colocar seu endereço como link de pesquisa para os demais cursandos?
    meu endereço é: llauraproinfo.blogspot.com
    acesse.Bjo.

    ResponderExcluir

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...