domingo, 16 de janeiro de 2011

Reabilitação - BRAILLE


"Os pontos Braille são sementes de luz
levadas ao cérebro
pelos dedos,
para germinação do saber".

Helen Keller


Hoje, trago algumas respostas desse sistema especial para escrita e leitura de pessoas cegas: O Braille.


- Quem foi Braille?
Louis Braille foi professor e músico, nasceu em 1809 e faleceu em 6 de janeiro de 1852. Com três anos perdeu a visão e em 1819 aos dez anos ingressa no Instituto de Cegos de Paris. Consegue estudar graças ao sistema inventado por Charles Barbier e ainda estudante inventa outro sistema de escrita e leitura que ficou conhecido como Sistema Braille.


- O que é o Braille?
Braille é um sistema de escrita e leitura que consiste em seis pontos em relevo que permite sessenta e três combinações diferentes, que representam o alfabeto, sinais de pontuação, números e notas musicais. Pode ser escrito pela pessoa cega e também lida por ela própria através do tato.


- Para que serve o Braille?

Apesar do avanço tecnológico o Sistema Braille é fundamental para a formação intelectual, profissional, cultural e social da pessoa cega. Através do Sistema Braille a pessoa cega adquire sua autonomia e independência para sua integração no seio da sociedade.

- Curiosidades:
Por um ato oficial o imperador D. Pedro II adotou o Sistema Braille no processo educacional das pessoas cegas.
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a reconhecer a universalização do Sistema Braille.


- Informação:

No mês de dezembro/2010 foi realizado o I Seminário Visão Alimentar e Nutricional " O Toque da Diferença". O seminário foi realizado em um dos auditórios da Assembleia Legislativa do Ceará. Coordenação:
Associação de Cegos do Estado do Ceará - ACEC
Deputado Antonio Granja
Comissão de Seguridade Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS Programação:
- Credenciamento
- Abertura Oficial

- Palestrante 1 - CONSEA ESTADUAL
- Palestrante 2 - Representante das Pessoas com Deficiência Visual e/ou Auditiva

- Palestrante 3 - Representante da FIEC
Os debates e encaminhamentos arrolaram em torno da falta de acessibilidade das pessoas com deficiência visual e/ou auditiva nos supermercados e restaurantes.
Alguns restaurantes não disponibilizam cardápios em Braille. Nos supermercados falta informações em Braille nos rótulos dos produtos e nas etiquetas de preços.

- O que diz a Lei?
A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal devendo o poder público adotar as politícas e ações que façam necessárias para promover e garantir asegurança alimentar e nutricional da população. É dever do poder público respeitar, proteger, promover, informar, monitorar, fiscalizar e avaliar a realização do direito humano à alimentação adequada, bem como garantir os mecanismos para sua exigibilidade. (Art. 2o.)


Fátima Silva
16.01.11

2 comentários:

  1. bom dia Fátima,
    adorei o post sobre a historia de Braille. Sinceramente eu não conhecia e nunca fui atrás,de fato é muito importante na cultura universal o alfabeto para cegos. Atualmente tenho aprendido LIBRAS, além de minha formação como professora que exige que eu esteja sempre na frete no quesito educação eu acho extremamente importante o aprendizado de novas técnicas de ensino. Meus Parabéns pelo Blog. Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo post, achei muito interessante essa "reportagem" sobre o Braille, fiquei bem mais informada agora!

    Beeijo
    Rapha
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...